Oficina de Dados Abertos

Águeda acolhe nova oficina de dados abertos nos dias 28 e 29 de outubro, logo a seguir ao OSGeo-PT Meetup de Albergaria-A-Velha.

Com o objetivo de agitar e aproximar a comunidade abrimos a oficina a todos os interessados em trabalhar e produzir informação útil a partir de dados abertos. A oficina é destinada a tod@s aqueles que queiram experimentar, trocar ideias ou aprofundar conhecimentos.

Plano Municipal do Desporto em Participação Pública

PMD

O Município de Águeda abriu à comunidade, para participação, o seu Plano Municipal de Desporto - PMD. Durante três semanas as pessoas podem opinar, sugerir e/ou propor ideias que permitam construir um plano sustentado com contributos da comunidade em geral e dos agentes desportivos em particular.

Para apoiar a discussão consulte o PMD, num documento PDF disponivel no serviço Eu Participo

Sentido de trânsito da Rua DR José Maria Rodrigues de Almeida em Participação Pública

O 'Eu Participo' conta com uma nova consulta pública. Durante um mês (de 13 de abril a 15 de maio) está aberta à participação de opiniões e sugestões, a eventual alteração do sentido de trânsito da Rua Dr José Maria Rodrigues de Almeida, junto ao Serviço de Finanças de Águeda.

Consulte o serviço de participação pública e dê voz às suas ideias sobre o assunto ou comente participações já existentes.

Nova versão do serviço de Emissão de Plantas de Localização já está disponível

Estatistica

Temos o prazer de informar que foi lançada uma nova versão do serviço Emissão de Plantas de Localização - EPL.

No âmbito do projeto internacional STORM Clouds, que visa a migração dos serviços públicos para a nuvem, a aplicação EPL sofreu um processo de atualizações e melhorias a vários níveis, respondendo quer aos requisitos do projeto e ás suas partes interessadas quer às necessidades e pretensões dos utilizadores.

Geoportal

A Câmara Municipal de Águeda disponibiliza um novo espaço de conteúdos geográficos. Desenvolvido no âmbito do projeto PARNET-tic, e assente em software livre e de código aberto, o GeoPortal é um porto de disponibilização de conteúdos, noticias, informação geográfica, mapas e ainda serviços de carácter geoespacial. Dá expressão à Infra-estrutura de Dados Espaciais, procurando prestar serviços e informação geográfica com fiabilidade para suportar as necessidades dos cidadãos.

STORM Clouds reune em Águeda

 

 

Águeda acolhe a reunião geral do projeto internacional STORM Clouds nos dias 2 e 3 de dezembro de 2015,

O STORM Clouds é um projeto que visa a migração de serviços públicos para uma computação em nuvem. O projeto tem como resultados a atingir a implementação e desenvolvimento de tecnologia em nuvem em cidades europeias; disponibilizar um portfólio de serviços validados pelos cidadãos e pela administração pública; e providenciar, em tempo real, uma comunicação bidireccional entre os serviços públicos e os cidadãos.

Rua Godofredo Duarte

Rua Godofredo Duarte

Foi aprovado o topónimo Godofredo Duarte em substituição de Swing Águeda Jazz.

Após proposta de alteração de topónimo, por iniciativa dos moradores da antiga Rua Swing Águeda Jazz, foi o assunto a parecer da União de Freguesias de Águeda e Borralha e subsequentemente a executivo municipal, o qual aprovou, a 4 de agosto de 2015, o topónimo Godofredo Duarte.

A rua localiza-se na cidade de Águeda, mais precisamente na Quinta Vale do Agude, Assequins.

 

Dados Abertos - Escolas do Município

Atualizamos a rede escolar do concelho com dados de julho de 2015 e divulgamos a informação como dados abertos.

Destacamos a inclusão das novas escolas de Aguada de Cima (1º ciclo), Macinhata do Vouga (1º ciclo e pré-escolar) e da Trofa (1º ciclo e pré-escolar).

Disponibilizamos uma tabela em formato ods (Open Document for spreadsheets) com listagem das escolas do município em atividade, bem como o seu endereço e coordenadas para navegação por gps.

A rede escolar engloba:

Disponibilizados os Postos de Abastecimento de Combustível como dados abertos

Os Postos de Abastecimento de combustível e as Farmácias foram disponibilizados como dados abertos no portal da Câmara Municipal de Águeda.

A informação geográfica e atributos associados estão disponíveis nos formatos shapefile e KML – Keyhole Markup Language. Estes formatos permitem que a informação seja visualizada e consultada a partir de aplicações de génese geoespacial, a partir de computadores pessoais ou via internet.

Boletim nº 9 do PARNET TIC 2 já disponível

Publicou-se o boletim número 9 do Projecto PARNET-TIC 2, correspondente ao mês de maio de 2015. É um número especial dedicado a Diputación de A Coruña

Os conteúdos deste boletim são os seguintes: Entrevista com Antonio Cañás, vice-presidente da Diputación da Coruña; o anúncio do desenvolvimento de um serviço de apoio ao pequeno agricultor, em Águeda; noites de aprendizagem em Lot-et-Garonne; ferramentas para empreendedores em Almeria, entre outros temas de interesse.

Formação em trânsito

No âmbito do projeto PARNET TIC 2 deu-se início, nesta passada segunda-feira, 22 de junho de 2015, na Biblioteca Municipal Manuel Alegre – Foto, a um novo ciclo de formação cujo objetivo é divulgar, capacitar e impulsionar o uso de serviços / informação de carácter geoespacial disponíveis no Geoportal do Município.

Disponível o boletim 8 do PARNET TIC 2

Foi publicado o boletim 8, correspondente a abril de 2015.

Os conteúdos do boletim são os seguintes:

  • Entrevista com Miguel A. Mato da empresa Horticina (instalação de mirtilos)
  • Novo sítio web da Deputación de Almeria
  • Jornalismo a olhar para o futuro, em Huesca
  • Monitorização ambiental agrícola, em Águeda
  • outros temas de interesse

Descobrir

Quinta feira dia 4 de junho, no salão de chá / pavilhão de caça da Alta Vila, será ministrada uma formação em Plantas Aromáticas e Medicinais - PAM, no âmbito do projeto PARNET TIC 2.

O Engº Joaquim Morgado orienta a formação para os aspetos a ter em consideração na seleção de PAM a instalar, principais espécies com interesse comercial em Portugal, instalação, manutenção e colheita das culturas, secagem, processamento primário e acondicionamento, comercialização e outras formas de aproveitamento.

Dará, ainda, formação sucinta em criação de jardins de baixa manutenção.

Apicultura, ação de formação

No âmbito do projeto Europeu PARNET TIC 2 , vimos divulgar uma ação de formação na área da apicultura denominada: "Aumento de efetivo e criação de rainhas". A ação de formação decorrerá no dia 29 de maio, no Espaço Cidade (em frente ao Hospital).
A formação terá inicio às 9:00h com uma componente teórica de manhã e à tarde com uma componente prática num apiário.

Carta de Perigosidade

Na sequência da aprovação do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, disponibilizamos a nova Carta de Perigosidade no serviço WebSIG - Plano Diretor Municipal, com acesso pelo Geoportal e sitio da internet da Autarquia.

A carta de Perigosidade corresponde ao risco espacial de incêndio, classificado em cinco classes de probabilidade de ocorrência de incêndio florestal:

Muito Baixa

Baixa

Faixas de Gestão de Combustível

Faixas de gestão de combustível,

uma obrigação!

 

O Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios tem como uma das sua ações o estabelecimento de uma rede de faixas de gestão de combustível (FGC). Esta ação insere-se dentro do 1º eixo estratégico – Aumento da resiliência do território aos incêndios florestais.

As faixas de gestão de combustível têm várias vantagens:

Boletim nº 7 PARNET TIC 2

O projeto das novas tecnologias, meio ambiente e emprego

Está disponível o boletim número 7 do projeto PARNET TIC 2.

É um número especial dedicado à Diputación de Huesca. Sobre Águeda noticia-se a disponibilização da Carta de Ocupação do Solo e as temáticas do emprego e educação em Participação Pública, numa iniciativa das oficinas de inovação social.

Páginas